Fenrir

Fenrir
Na mitologia nórdica, Fenrir (em nórdico antigo: "morador do poço) Fenrir é o pai dos lobos Skoll e Hati, é um filho de Loki, e é pressagiado para matar o deus Odin durante os eventos de Ragnarök, mas por sua vez, ser morto pelo filho de Odin Víðarr.
Com a cristianização dos países nórdicos - Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia, as antigas religiões e mitologias foram sucessivamente substituídas e esquecidas. A exceção foi a Islândia, onde a nova religião substituiu a antiga, mas continuou todavia a ver a velha mitologia nórdica como uma herança cultural, transmitida oralmente e preservada em peças escritas. A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a era viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas No folclore escandinavo estas crenças permaneceram por mais tempo, e em áreas rurais algumas tradições são mantidas até hoje, recentemente revividas ou reinventadas e conhecidas como Ásatrú ou Odinismo

quarta-feira, 20 de abril de 2016




Na mitologia nórdica, Arvak (aquele que acorda cedo) e Alsvid (o mais rápido) eram os cavalos machos que puxavam a carruagem de Sol, a deusa associada ao Sol.
A crina dos cavalos gerava a luz do sol, e a própria Sol gerava o calor.são os cavalos que o lobo Skoll perseguia.

Skoll (ou Sköll, "Treachery" [1] em nórdico antigo) é um lobo que persegue os cavalos Arvákr e Alsvid, os quais puxam a biga que carrega o sol (coincidentemente designado também pela palavra Sol), tentando comê-la (nessa mitologia, Sol era uma deusa).
Skoll tinha um irmão, chamado Hati, que caçava a lua. Ambos são filhos de Fenrir. Tanto Skoll quanto Hati alcançarão suas presas, devorando-as e iniciando o Ragnarök.

Hati (em nórdico antigo: "Odioso"[1] ) é um lobo que, de acordo com o Gylfaginning, persegue a lua pelo céu noturno (assim como o lobo Sköll persegue o sol durante o dia) até a hora do Ragnarök, quando ambos engolirão esses corpos celestes. Depois disso, Fenrir se libertará de suas amarras e matará Odin. Os eclipses lunares ocorrem quando Hati está perto de atingir seu objetivo.
O sobrenome de Hati é Hródvitnisson, como visto no Grímnismál e no Gylfaginning, o que indica que ele é filho de Fenrir, cujo nome alternativo é Hródvitnir (“Lobo Famoso”). A mãe de Hati é a giganta Angrboda (mencionada no Völuspá e no Gylfaginning) que habita a leste de Midgard na floresta de Járnvid. Snorri Sturluson registra que essa giganta e bruxa é responsável por muitos filhos (gigantes), em forma de lobos, incluindo um de nome Mánagarm ("Caçador da Lua"), o qual engolirá a lua e é, portanto, identificado com Hati. A partir dessa passagem pode-se presumir também que Sköll é irmão de Hati.
As crianças nórdicas batiam potes e faziam muito barulho para tentar assustá-lo e evitar que ele devorasse a lua. As faíscas geradas pela batida dos potes podiam atravessar os céus. As pessoas da Terra que as vissem pensariam que as faíscas eram estrelas cadentes.
Diz-se que na hora do Ragnarok, Hati vai finalmente conseguir capturar a lua e parti-la entre seus dentes.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_nomes_da_mitologia_n%C3%B3rdica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger